Uma das principais características do ensino fundamental II é a variedade de professores. Ao contrário do que acontece nos anos iniciais, o aluno vai ter aulas com um professor para cada disciplina, o que contribui com o desenvolvimento da sua independência e do senso de responsabilidade e organização.
É também no ensino fundamental II que o estudante ganha maior autonomia nos estudos, o que permite que ele tenha condições e ferramentas para acessar diferentes fontes de conhecimento e informação. Nesta etapa alguns colégios públicos e particulares permitem o uso de computadores e tablets, por exemplo, como forma de diversificar o processo ensino-aprendizagem e tornar a construção do conhecimento mais divertida e interativa para o aluno.
No ensino fundamental anos finais o estudante entra criança e sai adolescente: ele ingressa aos 11 anos e completa o fundamental aos 14 anos de idade, ou seja, esta é uma etapa de transição, e as instituições de ensino, uma das fases dos alunos, que se tornam cada vez mais aptos para aprender com autonomia, e também para interagir com as pessoas e a realidade. Para tanto nossa escola, além de ser bilíngue utiliza linguagens e aparatos próprios para este público, afim de promover uma aprendizagem mais assertiva.
As turmas do 5° ao 9º ano possuem vagas para 18 alunos cada e ocorrem no turno Matutino.